quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A DIFÍCIL ARTE DE DIZER A VERDADE

Todos nós, em vários momentos da vida, nos vemos diante de situações em que somos obrigados a mentir. Quem nunca mentiu, afinal? Seja por necessidade, ganância ou pura maldade - o fato é que cedo ou tarde - todos mentem. 

Alguns, no entanto, não cultivam o hábito de mentir e quando tentam - geralmente diante da necessidade - ficam com a consciência tão pesada que até acabam descobertos no ato. Estes são daquele raro tipo de pessoas que não sabem burlar a verdade e nem se sentem cômodas diante da utilização de tão capcioso recurso.

Embora tentem, são facilmente denunciadas pela fala, por alguma mudança no semblante ou por gestos que - não sendo de habitual uso - acabam "entregando o ouro".  Por incrível que pareça, estas pessoas existem.

Também há aqueles que, de tanto mentirem, perdem a noção da realidade e a capacidade em distinguir se o que falam é verdade ou mentira. Já viram isso? Há quem acredite nos próprios ardis. Nesse caso específico, penso que se trate de quadro patológico.


Porém, existe ainda outra classe de pessoas que consegue ir um pouco mais longe nesta seara de engano. São os que mentem por mentir; sem a menor necessidade e com o agravante de sentirem prazer ao enganar. Os que b
analizam a mentira e a usam descaradamente são, justamente, os que mais encontramos por aí entranhados nas mais diversas esferas de nossa sociedade. 

Em contraponto a tudo isso, temos a verdade. 

Apesar de nobre, a verdade é incômoda - já que mostra as nossas falhas e revela o nosso lado humano de ser. É a verdade que nos força a assumir a responsabilidade em uma situação adversa. Muitas vezes, nos tira da comodidade em que preferimos silenciar ao invés de denunciar as injustiças que são cometidas contra o nosso semelhante ou até contra nós mesmos.  

A verdade expõe as feridas mais profundas e, ao mesmo tempo, é o remédio 
cicatrizante mais eficaz que se tem conhecimento. É uma jóia que pode tornar nobre o mais desvalido dos homens. Entretanto, falar a verdade é algo que tem caído em desuso nos nossos dias e se faz necessário um resgate. 

Muitos esperam ver mudanças, primeiro nos outros, só que se esquecem que o ponto de partida pode estar bem mais perto do que se imagina; pode estar dependendo apenas de mim e de você. 


É como disse certa vez o escritor George Orwell: "Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário".

Nenhum comentário: