terça-feira, 1 de março de 2011

Enchente em Marabá:
aquela velha surpresa de sempre!


Será que a prefeitura de Marabá tem conhecimento do que acontece anualmente com a subida dos rios Tocantins e Itacaiúnas? Parece que não...

Me fiz esta pergunta recentemente ao tomar conhecimento que ainda não há nenhum abrigo construído para socorrer os flagelados que começam a surgir com a subida das águas. E não foi por falta de aviso...como se precisasse.


Na Vila Canaã, estima-se que pelo menos 13 famílias já foram atingidas pelas cheias

Desde o final do ano passado a Eletronorte vem fazendo uma projeção nada otimista para este início de 2011, com relação às cheias. E o que foi feito pela prefeitura, aos ribeirinhos, para diminuir os impactos causados pela enchente? Nada...simplesmente, nada!

Não que isso seja privilégio desta administração, pois sempre houve lerdeza do poder público em socorrer os desabrigados. Entretanto, o que já era ruim conseguiu ficar ainda pior. Isso é notório. 

Já são mais de cem famílias vivendo esta situação dramática de não ter pra onde ir por pura inoperância daqueles que poderiam ajudar, simplesmente, se fizessem o que são pagos para fazer.

A cota de alerta dos rios ultrapassou seus limites, assim como minha cota de paciência acabou de ir por água abaixo...

2 comentários:

reporterchagasfilho disse...

O pior é que o prefeito Maurino Magalhães vai para o microfone do programa de rádio dele dizer que a Imprensa está colocando a culpa da enchente na prefeitura.
Não, ele não tem culpa da enchente (que idiotice).
Mas, sim, ele tem culpa de não fazer nada quando a enchente acontece.
É brincadeira!
Esse Maurino é um brincalhão.

Laércio Ribeiro disse...

Meu caro Pedro,

Tem gente desconfiando que esse descaso de Maurino com os flagelados da cheia é pura vingança. Como se sabe, o núcleo mais afetado pela enchente é a Marabá Pioneira, onde, como também é sabido, Maurino tem poucos eleitores. A Velha é reduto de Tião, razão da ira revoltosa de praticamente todos os moradores daquele logradouro com a pessoa do atual prefeito. Bastam alguns minutos nas rodas de conversa para perceber isto. E nos comentários que se ouve as comparações entre uma gestão e outra são quase sistemáticas. Com críticas rancorosas às pampas a Maurino, é claro.
Nesse cenário, não é de admirar que não existam obras da atual gestão na Marabá Pioneira, onde até a Feirinha à entrada do núcleo foi largada em completo abandono.
Segundo um morador espirituoso, a única promessa de Maurino aos moradores da Velha foi a de que eles teriam água nas suas casas. Na época da campanha, houve quem interpretasse isso como expansão da rede de abastecimento da Cosanpa. Hoje, vê-se que o sentido era outro.