quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CAMPANHA DO 'NÃO': APELO AO EMOCIONALISMO REGIONAL


"Vão tirar o que é nosso, nossas riquezas naturais, vão nos fazer sangrar, vamos perder com a divisão, vão nos deixar só com a cuia na mão".

Estes são alguns dos "brilhantes" argumentos retirados do Facebook e que os contrários à divisão do estado têm usado em suas tentativas de convencer o eleitorado paraense a votarem pelo 'Não'.
Desculpem-me a franqueza, mas acho isso uma grande bobagem.

Se ao menos tentassem mostrar que a divisão do Pará é ruim de forma racional e embasada em dados concretos talvez, aqui nas regiões emancipacionistas, tivessem maior aceitação. 

Provavelmente, pelo fato de que só a região metropolitana possui demograficamente o poder de decisão neste plebiscito, o conteúdo da maioria das propagandas do 'Não' (a exemplo das mensagens mostradas acima) levanta questões puramente emocionais e que são direcionadas à capital e seu entorno.

Na prática, estão fazendo uma campanha voltada para os belenenses, o que acaba reforçando ainda mais a percepção de que a divisão do Pará já aconteceu, em certo nível. São os "paraenses da gema" e os "forasteiros" que passam a demonstrar posições ideológicas antagônicas cada vez mais explícitas.

Os militantes do 'Não', ao menos, poderiam entender que os argumentos em que usam o açaí, tacacá etc., não condizem com a realidade desta parte do Pará. 

Enquanto muitos da região metropolitana idolatram o tacacá e o usam como estandarte de uma luta 'patriótica', por aqui, ele continua sendo apenas um tipo de comida. E só.

7 comentários:

Pablo Pietro disse...

concordo Grande Netto,Realmente os contrários a emancipação de CARAJÁS e Tapajós não estão preocupados em apresentar argumentos para as lacunas e falta de governo do estado reivindicado por nossas regiões,muito menos tentam apresentar soluções palpáveis para tanto abandono,pelo contrário ouve-se apenas babozeiras e desespero dessas frentes contrarias a nossa emancipação,a falta de argumento deles é justamente o que nós embasa em nossa luta,provando que o estado e incapaz de reverter o desgoverno e sem a mínima condição para tal.
assim como o deputado João salame disse hoje: se o ilustre governador SimNão Jatene contratar 1200 políciais para Carajás E Tapajós e pagar os 66 reais reivindicado pelos professores,abandonaria o mandato de dep e passaria a lutar pelo não,assim também o faria,mas sabemos que isso jamais acontecerá,não por não cumprirmos nossa palavra,mas sim seja incapacidade do estado tanto financeira quanto administrativa em resolver essa situação.
no mais tenho plena confiança que vamos alcançar nosso objetivo dia 11/12 se Deus quiser!
SIM PARA CARAJÁS E SIM PARA TAPAJÓS!

Ademir Braz disse...

Caro:
Passa no Quaradouro. Lá tem mais razões para votar no SIM!

Anônimo disse...

Caro:
Passa lá no Datafolha. Lá tem detalhado o que o Povo pensa do plebiscito. eh.eh.eh.eh.

Anônimo disse...

Caro:
Não achas melhos conhecer a opinião daqueles que verdadeiramente decidem?
se pensas assim, então lá vai: NÃO 63%: SIM 31% ( só sobre Carajás. Tá bom ou quer mais??? bye, bye, ...

Pedro Gomes disse...

Caro Anônimo...
Quem morre em véspera é peru de Natal e quem entrega os pontos sem lutar, é covarde. Essas pesquisas tendenciosas não me impressionam nem um pouco.

Seguramente, a decisão do plebiscito está nas mãos dos paraenses de Belém e entorno, infelizmente. Temos que nos curvar diante da mediocridade desse povo que pensa que ter estado grande é o suficiente.

O estado é grande sim filhote, mas tá falido, será que ainda não deu pra perceber isso?
Talvez vocês fiquem com o Pará gigante, afinal, quem se importa com as pessoas desta parte do mapa? Quem calça o sapato é que sabe onde o calo aperta.

Vocês são um bando de avestruzes que, para não ver o problema, escondem a cabeça debaixo da terra. Mas saiba meu caro; o problema sempre continuará lá. Ou melhor, aqui, nas regiões do Carajás e do Tapajós.

Viva o Pará gigante e inútil!
E viva a mediocridade daqueles que são incapazes de mudar a situação em busca de dias melhores.

Eu, pelo menos, farei minha parte e dormirei com a consciência tranquila por saber que tentei mudar as coisas e não me conformei com essa porcaria de situação.
Uma andorinha só não faz verão, mas ao menos, tenta se abrigar no inverno.

Anônimo disse...

63% a 31% - bye, bye...

Pedro Gomes disse...

Caro anônimo.
Acho que você tá tomando tucupi estragado.