quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FORÇA, DOMINGUINHOS

Dominguinhos sofreu parada cardíaca,
informa boletim médico

Sanfoneiro está internado em UTI no Recife desde o dia 17 de dezembro.O boletim médico divulgado nesta quarta-feira (9) informa que Dominguinhos teve uma parada cardíaca, "rapidamente tratada", na noite de terça (8). A nota afirma ainda que a pressão do músico encontra-se normal, com auxílio de medicações.

Dominguinhos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Recife desde o dia 17 de dezembro, em tratamento de infecção respiratória e arritmia cardíaca.
Segundo a equipe médica, o tratamento antimicrobiano e a ventilação mecânica continuam, assim como o uso do marca-passo temporário e as sessões de hemodiálise, iniciadas no dia 6 de janeiro. O quadro neurológico segue inalterado.

A sedação já foi retirada, mas o cantor e compositor permanece sem fazer contato. Dominguinhos é portador de diabetes e luta contra um câncer de pulmão há cerca de seis anos.


História
José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país.(Fonte: G1)



NOTA DO BLOG:
Dominguinhos é um dos últimos grandes representantes da boa música nordestina. Um dos artistas que ainda me faz parar para ouvir forró, xote, baião e xaxado -  com menção especial ao grande Luiz Gonzaga, é claro.
É uma pena ver a música nordestina sendo apequenada por bandas medíocres, que abriram mão de um valioso legado para abraçar a moda de "hits" esdrúxulos sem qualidade do tipo: "Ouviu uma, ouviu todas". É só barulho e safadeza. 
Tomara que Dominguinhos continue entre nós, mostrando como se faz música de verdade.

Um comentário:

Laércio Ribeiro disse...

Amigo, Netto:

Nordestino que sou, apaixonado por minha terra e pelas coisas lindas que brotam por lá, só tenho a agradecer sua postagem e torcer para que nosso Dominguinhos se recupere logo. Como você bem frisou: Força, Dominguinhos!