quinta-feira, 16 de junho de 2011

TRANSAMAZÔNICA VIRA
PALCO DE GUERRA

Do blog de Laércio Ribeiro

Bloqueio durou mais de 10 horas e registrou momentos de tensão, como este da foto abaixo, em que a turba ensandecida atacou um policial militar a pauladas 



A Rodovia Transamazônica virou um inferno na manhã desta quarta-feira (15/06), em Marabá. No trecho em frente à Agrópolis, trabalhadores rurais sem-terra interditaram o trânsito por várias horas, criando transtorno para centenas de pessoas.
Armados com pedaços de pau, facão e foice, os manifestantes fizeram cordões de isolamento, impedindo a passagem de qualquer veículo. Mesmo pessoas de bicicleta eram barradas, ficando livre apenas o tráfego de pedestres.
Como era de se esperar, o protesto irritou algumas pessoas e instalou um clima de tensão na Rodovia Transamazônica.

Por volta das 7h00, um soldado da Polícia Militar que tentou furar o cerco foi hostilizado pelos manifestantes e, sacando da arma, deu tiros para o alto. O que se seguiu foi uma grande confusão, com gritaria e gente correndo para todos os lados.
Quando o poster chegou ao local do tumulto, encontrou um PM sobre uma motocicleta cercado por dezenas de sem-terra com paus na mão.

Não foi possível confirmar se foi ele, de fato, quem efetuou os disparos.
Enquanto tentava se sair do grupo que o cercava, o militar foi amparado por outros dois colegas de farda e alguns civis que tentavam apaziguar os ânimos da multidão ensandecida.
Finalmente, o PM conseguiu fugir, enquanto sua motocicleta era atacada a pauladas pelos manifestantes.

“Ele ia morrer. Ele ia morrer”, disse furioso um dos sem-terra, logo após o tenso episódio. Outros não menos revoltados brandiam os pedaços de pau que tinham na mão contra o ar, gritando frases de desabafo. O poster não conseguiu apurar junto ao comando da Polícia Militar, em Marabá, o nome do policial que se envolveu no tumulto nem quais medidas serão adotadas com relação ao caso.



Veja o policial sendo agredido no vídeo abaixo:





Nenhum comentário: