quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FORÇA, DOMINGUINHOS

Dominguinhos sofreu parada cardíaca,
informa boletim médico

Sanfoneiro está internado em UTI no Recife desde o dia 17 de dezembro.O boletim médico divulgado nesta quarta-feira (9) informa que Dominguinhos teve uma parada cardíaca, "rapidamente tratada", na noite de terça (8). A nota afirma ainda que a pressão do músico encontra-se normal, com auxílio de medicações.

Dominguinhos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Recife desde o dia 17 de dezembro, em tratamento de infecção respiratória e arritmia cardíaca.
Segundo a equipe médica, o tratamento antimicrobiano e a ventilação mecânica continuam, assim como o uso do marca-passo temporário e as sessões de hemodiálise, iniciadas no dia 6 de janeiro. O quadro neurológico segue inalterado.

A sedação já foi retirada, mas o cantor e compositor permanece sem fazer contato. Dominguinhos é portador de diabetes e luta contra um câncer de pulmão há cerca de seis anos.


História
José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país.(Fonte: G1)



NOTA DO BLOG:
Dominguinhos é um dos últimos grandes representantes da boa música nordestina. Um dos artistas que ainda me faz parar para ouvir forró, xote, baião e xaxado -  com menção especial ao grande Luiz Gonzaga, é claro.
É uma pena ver a música nordestina sendo apequenada por bandas medíocres, que abriram mão de um valioso legado para abraçar a moda de "hits" esdrúxulos sem qualidade do tipo: "Ouviu uma, ouviu todas". É só barulho e safadeza. 
Tomara que Dominguinhos continue entre nós, mostrando como se faz música de verdade.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HUMOR




PESQUISA MOSTRA QUE MÚSICA PIOROU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

A música piorou nas últimas décadas. O que parece relativo quando dito por um crítico ganhou tons científicos com um estudo realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha. Pesquisadores, através de programas de computador, analisaram 464.411 músicas populares do Ocidente lançadas entre 1955 e 2010, incluindo pop, rock, hip-hop, folk e funk.

Com os resultados obtidos, avaliaram tendências com o passar dos anos. As diferentes transições entre combinações de notas diminuíram de número nas últimas décadas. A variedade de timbres na música pop também caiu significantemente desde os anos 1960. Sobre esse fato, a conclusão dos pesquisadores é que os compositores tendem a se manter fiéis às mesmas qualidades de som obtidas anteriormente. O volume, porém, tem aumentado desde 1955, em uma “espécie de corrida pela música mais alta”.


Para a pesquisa, primeiramente foram avaliados elementos como timbre, tom e volume. Depois, observaram-se as diferentes tendências das características ao longo dos anos. A cada batida, os computadores representavam as informações obtidas através de números. Com isso, foi possível identificar diferenças nas harmonias, melodias e acordes, além da intensidade em que eram executadas. Para cada timbre, as ondas foram medidas e avaliadas em relação à sonoridade obtida através das combinações com os outros instrumentos e efeitos.

A partir dessa fase foi construído um vocabulário musical. Através da associação de palavras aos números, foram criadas espécies de textos que podem representar um estilo musical de determinado ano ou época. Dessa maneira, foi possível descobrir padrões estatísticos sobre a variedade de “textos” surgidos em determinado período, a frequência em que foram usados e os mais comuns ao longo do tempo.

“Nessa fase, observou-se um fenômeno literário em que a palavra mais repetida é duas vezes mais escrita do que a segunda mais repetida, que por sua vez aparece três vezes mais que a terceira. O mesmo padrão se repete na música”, explica Joan Serrà, autor da pesquisa junto com Josep Luís Arcos. (Fonte: O Globo)


NOTA DO BLOG: Ao contrário do que muitos pensam, existem parâmetros para se avaliar se uma música é boa ou não. O gosto é de cada um, mas o bom gosto é para poucos.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

JÁ FOI TARDE!

Finalmente, acabou!!!!! Maurino não é mais o prefeito de Marabá!!!! 
Será que algum dia ele foi? Em todo caso, vale a pena dizer: Ufa!!! Que alívio!!!! E convenhamos, que mandatinho difícil de acabar. 



A propósito, como é bom poder digitar a palavrinha "ex" no título que Maurino ostentou nesse duro período de tempo. Viva à língua latina pela existência de tal termo!

Bom, não vou estragar minha postagem só falando do Maurino já que agora temos um novo prefeito. Eu sinceramente, não queria estar na pele de João Salame diante dos visíveis estragos causados pelo "Tsurino Magalhães" por todos os cantos da cidade. Mas, é aquele negócio; quem está na chuva é pra se molhar.

Torço para que a nova administração faça tudo aquilo que deixou de ser feito nesse tenebroso tempo de quatro anos. O tempo em que as folhas caíam das árvores e o nome do Todo-Poderoso foi usado na tentativa de camuflar a sujeira embaixo do tapete.
Tchau, Maurino! Vá e seja feliz bem longe da prefeitura.

Droga, falei dele de novo...